Onde Jesus Foi Crucificado? A Localização Do Calvário

Onde-Jesus-foi-crucificado-calvario

Calvário, uma colina com o formato de uma caveira na Jerusalém bíblica, é o lugar onde Jesus foi crucificado. Essa significativa localidade é mencionada em todos os quatro livros dos Evangelhos.

calvário na Bíblia – O Local da Crucificação de Jesus

“Chegada a hora do preparo da Páscoa, por volta da sexta hora, Pilatos disse aos judeus: Eis o vosso Rei!” Porém, eles clamaram: “Levem-no, levem-no! Crucifiquem-no!” Pilatos indagou: “Devo crucificar o vosso Rei?” Os principais sacerdotes replicaram: “Não temos rei, senão César!” Então, o entregou para ser crucificado. Conduziram Jesus e o levaram até um local chamado Calvário, em hebraico, Golgota, onde o crucificaram, junto a outros dois, um de cada lado, e Jesus no centro.” ~ João 19:14-18

Calvário, uma colina com o formato de caveira na Jerusalém bíblica, é o lugar onde ocorreu a crucificação de Jesus. A menção desse local sagrado encontra-se nos quatro Evangelhos. Conhecido também como Gólgota, essa área ficava fora dos limites de Jerusalém, onde Jesus foi crucificado ao lado de dois criminosos, sendo que um deles confessou que Cristo era Deus e foi salvo naquele dia. A localização tradicionalmente reverenciada, marcada pela Rainha Mãe Helena, mãe de Constantino, o Grande, em 325 d.C., é o local onde atualmente se encontra a Igreja do Santo Sepulcro.

Nos Evangelhos, é utilizado o termo grego Kraníon ao mencionar o local fora de Jerusalém onde Jesus foi crucificado (Marcos 15:22): ‘Então trouxeram Jesus para o lugar chamado Gólgota (que significa: ‘o lugar da caveira’).’ Kraníon é frequentemente traduzido como ‘Caveira’ em inglês, mas indica com maior precisão Crânio, a parte do crânio que protege o cérebro. Em latim, é traduzido como Calvariae Locus, do qual deriva o termo inglês ‘Calvário’. Assim, as diferentes expressões usadas para descrever o local da crucificação de Cristo como ‘Gólgota e Calvário’ têm origem nas traduções hebraica e latina, respetivamente.

Onde fica a Localização do calvário?

Calvário, também conhecido como Gólgota em hebraico, é comumente relacionado ao local tradicional da Crucificação de Cristo, agora abrigado na Igreja do Santo Sepulcro, situada no Bairro Cristão de Jerusalém. Essa igreja está localizada dentro das antigas muralhas da Cidade de Jerusalém.

Onde Jesus Foi Crucificado

Abaixo está um diagrama retirado da Wikipedia, que ilustra como a Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local conhecido como Calvário (Gólgota).

Onde Jesus Foi Crucificado
Onde Jesus foi crucificado- Calvário

Quanto à localização do local da Crucificação (que está relacionado com o local do túmulo), o Novo Testamento não nos fornece nenhuma indicação específica; de fato, aqueles que rejeitam a tradição propuseram lugares em todas as partes da cidade – inclusive no lado Oeste. Atualmente, duas perspectivas predominam.

(1) que o local da Crucificação, ou possivelmente o do próprio túmulo, está situado dentro dos limites da Igreja do Santo Sepulcro; e

(2) que uma colina proeminente e arredondada, coberta de grama, acima do chamado “Grotto of Jeremiah”, a nordeste da Porta de Damasco moderna, tem uma probabilidade muito alta de ser o verdadeiro local. Neste espaço, é impossível aprofundar toda a questão, que requer uma análise minuciosa e detalhada, mas uma excelente revisão de todas as evidências pode ser encontrada em “Golgotha and the Holy Sepulcher”, escrito pelo finado Sir Charles W. Wilson, do PEF.

Qual é o significado de CALVÁRIO?

No idioma latim, a palavra “calvário” tem sua raiz em “calvaria”, que significa “local do crânio” ou “lugar do crânio”, sendo associada ao local onde ocorreu a crucificação de Jesus Cristo (Mateus 27:33; Marcos 15:22; João 19:17), conhecido também como Gólgota (termo mais usado em inglês ou hebraico).

Pelos três evangelistas, é interpretado como o ‘lugar de uma caveira’. Duas explicações para o nome são apresentadas:

(1) que era uma área onde execuções comuns ocorriam e, consequentemente, havia muitas caveiras; ou

(2) pode ter se originado da aparência ou formato do próprio local, uma área calva, redonda e com formato de caveira, e, portanto, um monte ou colina, como sugerido pela expressão comum – embora sem autoridade direta – ‘Monte Calvário’. Seja qual for a explicação correta, Golgotha parece ter sido um lugar conhecido.

Foram sugeridas diferentes razões para o nome Calvário, ou seja, ‘caveira’, tais como:

Esse local era conhecido por ter caveiras espalhadas e, possivelmente, ser um local público de execução. Essa tradição aparentemente se originou com Jerônimo (346-420 d.C.), que se refere a (3) para condená-lo, afirmando que ‘fora da cidade e além da porta, existem lugares onde as cabeças dos criminosos condenados são cortadas, e esses locais receberam o nome de Calvário – ou seja, dos decapitados.'”

Essa perspectiva tem sido adotada por vários escritores posteriores. No entanto, pode-se argumentar contra ela, já que não há evidência alguma de que existia um local específico para execuções judaicas no primeiro século, e se de fato houvesse, os corpos teriam sido autorizados a serem sepultados (Mateus 27:58; João 19:38), seguindo a lei judaica (Deuteronômio 21:23) e a prática normal da época (Josefo). [Trecho do ISBE]

calvário é um lugar sagrado?

Em suma, sim. Muitos cristãos de diferentes denominações ao redor do mundo fazem peregrinações para visitar e reverenciar o local onde Cristo foi crucificado, sepultado e ressuscitou, que hoje se encontra na Igreja do Santo Sepulcro.

Conforme tradições que datam do quarto século, esse lugar abriga os dois locais mais sagrados do cristianismo: o local onde Jesus foi crucificado, conhecido como Gólgota, e o túmulo vazio de Jesus, onde Ele foi sepultado e ressuscitou.

Qual é a localização atual da Cruz da Crucificação de Cristo?

De acordo com o digismak.com:

Uma parte da cruz descoberta pela missão de Helena foi transportada para Roma, enquanto a outra permaneceu em Jerusalém. Conforme a tradição, a Basílica de Santa Cruz, localizada na capital italiana, guarda uma grande quantidade desses fragmentos… Além dessa basílica, várias outras instituições também afirmam possuir pedaços da cruz de madeira onde Jesus Cristo foi crucificado. Algumas delas incluem as catedrais de Cosenza, Nápoles e Gênova, na Itália, bem como o mosteiro de Santo Toribio de Liébana (que detém a maior parte), Santa Maria dels Turers e a basílica de Vera Cruz, localizadas na Espanha.

Deixe um comentário